Conversando com seu filho

Devo dizer ao meu filho sobre o câncer?

Você pode querer proteger o seu filho, mas as crianças geralmente sabem quando algo está errado.

Ele pode não estar se sentindo bem, pode estar vendo o médico muitas vezes e pode já ter realizado alguns exames.

A criança pode perceber que você está com medo. Não importa o quanto você se esforce para manter as informações sobre a doença e tratamento do seu filho, outros – como a família, os amigos e o pessoal do hospital – podem dizer coisas que deixem seu filho saber sobre o câncer.

Por isso lembre-se, o seu filho depende de você para respostas honestas.

Por que você deve dizer?

Dizer ao seu filho sobre o câncer que ele tem é uma questão pessoal e familiar.

Crenças culturais e/ou religiosas vão entrar em jogo. É importante ser aberto e honesto com seu filho, porque as crianças que não sabem sobre sua doença e muitas vezes podem imaginar coisas que não são verdadeiras.

Os profissionais de saúde geralmente concordam que dizer às crianças a verdade sobre sua doença leva a menos stress e sentimento de culpa.

As crianças que conhecem a verdade também são mais propensas a cooperar com o tratamento.

Quando você deve dizer?

Você é a melhor pessoa para decidir quando a criança deve saber sobre a doença.

Tenha em mente, porém, que ela saberá desde cedo que algo está errado, então você pode querer dizer logo após o diagnóstico.

Dias ou semanas de espera podem dar margem para a criança imaginar coisas piores que a verdade e desenvolver temores. Por essa razão, seria mais fácil saber a verdade antes do início do tratamento.

Quem deve dizer?

A resposta a esta pergunta é pessoal.

Você, como pai ou mãe, pode sentir que é melhor você dizer ao seu filho.

Alguns pais, no entanto, acham que é muito doloroso e outros membros da família ou a equipe de tratamento podem ajudá-lo.

Eles podem tanto dizer ao seu filho para você ou ajudá-lo a explicar a doença.

Quem deve estar presente nesse momento?

A criança precisa de amor e apoio ao ouvir o diagnóstico.

Mesmo que o médico explique sobre a doença, alguém que a criança confia e depende deve estar presente.

Ter o apoio de outros membros da família neste momento pode ser muito útil.

O que deve ser dito

A melhor maneira de dar esta informação depende da idade do seu filho e o que seu filho possa entender.
Ser gentil, aberto e honesto é geralmente melhor.
Descreveremos o que as crianças em diferentes faixas etárias são susceptíveis a entender:

Até 2 anos

Eles entendem o que podem ver e tocar. Sua maior preocupação é o que está acontecendo agora, e se preocupam quando estão longe de seus pais. Crianças muito jovens tem mais medo de exames médicos. Muitos choram, fogem, ou se contorcem para tentar controlar o que está acontecendo. As crianças começam a entender o que está acontecendo ao seu redor dos 18 meses, por essa razão seja sincero sobre as idas ao hospital e explique que alguns procedimentos podem causar dor. Ser honesto é muito importante para que a criança a confie em você.

2 a 7 anos

Quando as crianças estão entre 2 e 7 anos, elas relacionam os eventos, por exemplo, a doença a algo específico, como ficar na cama ou não poder comer determinados alimentos. Crianças dessa idade muitas vezes pensam que a sua doença é causada por uma ação. Nessa faixa etária, é importante explicar que o tratamento é necessário para resolver aquilo que incomoda e que a doença ou o tratamento não é uma punição por algo que a criança tenha feito, dito ou pensado.

Seja honesto quando explicar sobre exames e tratamentos. Lembre seu filho que todas essas coisas estão sendo feitas para tratá-lo de sua doença e utilize maneiras simples para explicar a doença.

7 a 12 anos

A criança desta idade vê sua doença como um conjunto de sintomas, é menos provável que acredite que algo que tenha feito possa ter causado a doença. Ele entende que tomar os medicamentos e seguir as recomendações pode levar a sua cura. Você pode dar mais detalhes ao explicar o câncer, mas você ainda deve usar situações para que seu filho possa compreender como uma batalha entre células “boas” e células “más” que são combatidas com o tratamento.

12 anos e mais velhos

Os adolescentes tendem a pensar na doença em termos de sintomas específicos, como cansaço e nos limites ou mudanças em sua atividade cotidiana e compreendem a razão para seus sintomas. Você pode explicar o câncer como uma doença assim como todos os medicamentos e procedimentos.

© 2023 - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil | Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital