• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. 

Todos os direitos reservados.

Rua Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros

 São Paulo - SP - CEP 05410-030

Informações: (11) 2661-8962

(11) 2661-8963

(11) 2661-8968

 

O ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil é um hospital público ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Iniciou suas atividades em dezembro de 2002, com o objetivo de oferecer um espaço mais adequado, bem como novos equipamentos, para o tratamento das crianças e adolescentes até então atendidos no Instituto da Criança, por intermédio do Serviço de Onco-Hematologia. 

A construção do ITACI é resultado de uma grande mobilização, iniciada em 1999, e de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e o próprio Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Hoje, faz parte de um dos mais importantes complexos na área de saúde do país, que inclui também um centro de pesquisas, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assistência médica em mais de 20 especialidades pediátricas diferentes. 

O atendimento no ITACI é gratuito, sendo que a maioria dos pacientes chega encaminhada pelo Instituto da Criança do HC ou pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Há ainda casos de crianças e jovens cujos pais procuram diretamente o instituto. Do total de pacientes atendidos pelo ITACI, 30% em geral vêm de outros estados e até países. Outros 30% aproximadamente são procedentes de outras instituições públicas que não têm condições de realizar o tratamento de casos mais avançados da doença. 

Quando iniciou suas atividades, o ITACI contava com 12 consultórios médicos e duas salas para procedimentos no ambulatório, além de 12 leitos de hospital/dia para quimioterapia. No ano seguinte, inaugurou o atendimento na área de internação de pacientes de oncologia, destinada aos casos mais graves. 

Em 2017, dezesseis anos após sua inauguração, o ITACI chegou a realizar um total de 17.016 consultas médicas, 17.913 consultas multiprofissionais e 4.990 quimioterapias. A taxa de ocupação da oncologia foi de 90,4%, com média de permanência de 8 dias. Na área de transplantes, foram 710 consultas médicas e um total de 40 transplantes de medula óssea realizados no decorrer do ano. 

Hoje o ITACI é uma referência no atendimento especializado à criança e ao adolescente com câncer e outras doenças hematológicas ou raras. E tem um diferencial importante em relação a outras instituições nessa área: o atendimento a crianças e jovens fora de possibilidade terapêutica, que não puderam ser tratadas em outros hospitais por estarem em estado avançado da doença. 

 

Propiciar tratamento adequado para o maior número possível de crianças vítimas de câncer e doenças hematológicas sem nenhum custo para o paciente.

 

Ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, o ITACI possui área física e localização privilegiada. Conta com equipamentos de alta tecnologia, compatíveis com as necessidades desse grupo tão especial de pacientes que se propõe a atender. No setor de atendimento ambulatorial, são 12 consultórios médicos, 4 salas para atendimento multiprofissional, 2 salas para pequenos procedimentos e um consultório dentário, além de 12 leitos de hospital/dia para quimioterapia. 

Na área de internação, o ITACI dispõe de 19 apartamentos individuais, dos quais dois são compatíveis com as exigências para a realização de transplantes de medula óssea. Possui ainda sala de procedimentos e uma ampla área reservada à recreação, dotada de brinquedoteca. 

O ITACI centra suas atividades, metas, estratégias e resultados na qualidade de vida de seus pacientes, considerando sempre o lado saudável da criança e do adolescente. 

Trabalhar o potencial lúdico de cada um, por meio de brincadeiras, artes plásticas, música e jogos, faz parte do atendimento humanizado e oferece ao paciente a simples oportunidade de ser criança. A área de lazer é um espaço planejado com carinho para abrigar atividades para o entretenimento dos pacientes internados. Toda a decoração e sinalização do ITACI foi planejada para oferecer conforto aos pacientes e seus acompanhantes. 

 

Dr. Vicente Odone Filho(Coordenador Clínico - Professor Titular de Oncologia Infantil - FMUSP) 

 

Mariana Nutti de Almeida Cordon(Diretora Executiva do Instituto da Criança ) 

Dra Juliana Folloni Fernandes(Coordenadora Médica -Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas) 

Dra. Lílian Maria Cristofani(Coordenadora Médica - Ambulatório e Hospital Dia - Oncologia) 

Dra Ana Lúcia Cornachioni(Coordenadora Médica - Internação) 

Dra. Marlene Pereira Garanito(Coordenadora Médica - Ambulatório e Hospital Dia - Hematologia) 

Dr.Marcelo Fava de Moraes

(Odontologia) 

Kátia Regina de Oliveira
(Coordenadora Administrativa) 

Vanessa da Cunha Oliveira

( Nutrição)

Vera Ferrari

(Psicologia) 

 Adorinda Gabriel Lamana
(Gestão de Pessoas) 

Ana Beatriz Dontel de Sousa
Recepção

Cleide Regina Rodrigues Carlos
(Serviço de Apoio - Infraestrutura) 

Débora Cristina de Azevedo Rodrigues
(Enfermagem Internação),

 

Edna de Jesus Batista

(Ambulatório e Hospital Dia) 

Eliana Rodrigues Carlessi
(Saúde Suplementar, Laboratório e SADT) 


Olga Kinuko Matsumoto Sunakozawa
(Enfermagem - Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas) 

Aide Mitie Kudo
(Terapia Ocupacional) 

Glazia Landy
(Fisioterapia) 

Sibele Yumi Miyazaki Yamamoto
(Farmácia) 

Valeria Duarte
(Ouvidoria) 

 
fundacao_logo.gif

FUNDAÇÃO CRIANÇA

A Fundação Criança promove a assistência integral à saúde de crianças e adolescentes, prioritariamente no campo da pediatria clínica e cirúrgica e da hemato-oncologia.

AÇÃO SOLIDÁRIA CONTRA O CÂNCER INFANTIL

A Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que foi criada por um grupo de pais, em 1984, com o objetivo de humanizar o tratamento do câncer infantil. 

Com o apoio de voluntários, realiza atividades de recreação ambulatorial, bazar, campanhas e festas e, ainda, oferece suporte social e assistencial às famílias de pacientes do ITACI - hospital que ajudou a construir e com o qual mantém parceria. Todos os assistidos pela ASCCI são encaminhados pelo Serviço Social, Nutrição e Médico do ITACI.

INSTITUTO STELLA DEMARCO

A inspiração para a criação do Instituto Stella Demarco veio ao observar a competência e o carinho com que o pediatra e hematologista Dr. Vicente Odone Filho tratou a pequena Stella, que aos nove meses, foi diagnosticada como portadora de neuroblastoma, um tipo de câncer. 

Responsável pela área de Onco-Hematologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital Albert Einstein, mostrou-se incansável e extremamente humano, trabalhando sem parar para salvar crianças e amparar seus pais. 

“Não pudemos curar a Stella, mas agora estamos juntos para salvar Tiagos, Isabelas, Paulinhas, Pedros e Antônios, promete o pai de Stella.

Mais informações:
http://www.institutostellademarco.org.br
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478 - 10 andar - São Paulo, SP, Brasil Tel.: (11) 2127-1806
E-mail: contato@isdemarco.org.br

 

ACOLHIMENTO A FAMÍLIAS EM LUTO

Criado em setembro de 2012, o Recomeçar - Grupo de Apoio às Famílias em Luto do ITACI tem o objetivo de acolher e dar assistência aos pais que perderam seus filhos vítimas de câncer. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de voluntários, formado por uma equipe multiprofissional do ITACI, que conduzem reuniões periódicas destinadas a confortar os familiares após a perda. 

As reuniões são realizadas a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, das 17 horas às 18h30, no terceiro andar do ITACI. 
Contatos pelo e-mail recomecar.itaci@gmail.com, ou telefones 9 7085-0607 (Marli) ou 9 8335-7042 (Sonia).