Doação de Medula Óssea

Sobre

A medula óssea é um tecido de consistência líquido-gelatinosa que se encontra dentro das cavidades ósseas e contém células progenitoras que originam o sistema hematopoiético (sangue) e imunológico.

A doação é segura e não provoca problemas hematológicos ou imunológicos a longo prazo, pois a porcentagem retirada, cerca de 15% do material existente, é recomposta em apenas 15 dias. A dor é tolerável, o procedimento tradicional em centro cirúrgico utiliza anestesia e o doador necessita de analgésicos simples por, no máximo, três a quatro dias após a coleta da medula.

O cadastro de doador voluntário de medula óssea pode ser realizado nos Hemocentros e qualquer pessoa entre 18 e 55 anos e que esteja em bom estado geral de saúde, podem se cadastrar.

Para se tornar um voluntário, é preciso retirar uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preencher uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipificado por exame laboratorial de histocompatibilidade (HLA), onde são identificadas as características genéticas que podem influenciar no transplante.
Os doadores integram um banco nacional e quanto mais pessoas cadastradas, mais chances de que pacientes que necessitem de transplante de medula encontrem um doador compatível, o que, muitas vezes, representa a única esperança de cura.

Para maiores informações sobre a doação de medula, cadastro para se tornar doador e procedimentos necessários acesse: ameo.org.br.

© 2023 - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil | Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital