O que é câncer?

O que é?

Câncer é um grupo de várias doenças que começam nas células, a unidade básica do corpo. O corpo é constituído por vários tipos de células, que crescem e se dividem para produzir novos tecidos, num processo ordenado, que ajuda a manter o corpo saudável.

O crescimento da célula cancerosa é diferente do crescimento de uma célula normal.

Ao invés de morrer, as células cancerosas continuam a crescer e formar novas células anormais.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Quando o câncer se espalha (metástase), as células são frequentemente encontradas nos gânglios linfáticos e isso significa que as células cancerígenas podem se espalhar para outros órgãos, tais como o fígado, os ossos ou cérebro. Quando o cancro se espalha a partir da sua localização original para outra parte do corpo, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais e o mesmo nome que o tumor primário.

A forma mais comum de câncer infantil é a leucemia. Outros tipos de câncer, muitas vezes encontrados em crianças são os tumores cerebrais, linfomas, doença de Hodgkin, tumor de Wilms, neuroblastoma, osteossarcoma, sarcoma de Ewing, retinoblastomas, rabdomiossarcoma e hepatoblastomas.

Tratamentos mais comuns

© 2023 - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil | Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital