Cirurgia

Cirurgia

Para muitos tumores sólidos, a cirurgia é uma parte essencial do tratamento.

A cirurgia é um tratamento para remover o tumor. O tecido em torno do tumor e os linfonodos podem também ser retirados durante a operação.

Em alguns tipos de tumor, a radioterapia ou quimioterapia é utilizada antes da cirurgia para reduzir o tumor. Seu filho provavelmente terá muitas preocupações sobre a cirurgia, procure dar respostas honestas às perguntas dele. Para dar as respostas corretas às perguntas do seu filho, você terá que se informar com os médicos e outros membros da equipe.

Quanto mais segura e mais informações você tiver, mais fácil será na hora de explicar para a criança.

Possíveis efeitos secundários da cirurgia

Os efeitos secundários de uma cirurgia dependem da localização do tumor, o tipo de cirurgia, da saúde geral da criança e de outros fatores. Efeitos colaterais comuns incluem dor, náusea e constipação.
O médico poderá medicar a criança – conforme necessário – para ajudar a aliviar estes efeitos secundários e outros sintomas.

Crianças e amputações

No passado, as amputações eram muitas vezes necessárias para remover tumores ósseos nos braços e pernas.

Hoje tal procedimento é feito com menor frequência. No entanto, para algumas crianças, a amputação continua sendo a melhor escolha.

Estas crianças têm preocupações especiais. Eles se perguntam como será não ter um braço ou uma perna. Será que eles vão ser capazes de fazer coisas cotidianas? Como eles vão fazê-las? Como os outros vão agir em relação a eles?

Por vezes é mais difícil para os pais do que para as crianças ajustar-se a uma amputação.

Geralmente, as crianças mais jovens costumam se ajustar mais rapidamente. Pode ser útil para o seu filho ver como os outros se adaptaram a uma amputação. Pode ser útil conhecer outras crianças que tiveram amputações e que estão adaptadas ao novo cotidiano.

A maioria das crianças pode participar das mesmas atividades que eles fizeram antes de ter uma amputação. Eles ainda podem caminhar correr, andar de bicicleta, esqui, mergulho e até mesmo montanha escalada. Após a cirurgia, seu filho pode sentir “dor fantasma”, uma sensação estranha, como frio, coceira, e de dor no membro, como se o membro amputado ainda fosse parte do corpo.

Os médicos não sabem o que causa a “dor fantasma”. A melhor explicação é que o cérebro está acostumado a receber mensagens dos nervos do membro que foi amputado. O médico poderá iniciar medicação para aliviar a dor do seu filho. Como parte da reabilitação, o fisioterapeuta irá ajudar o seu filho com exercícios para fortalecer os músculos necessários para apoiar uma prótese provisória.

Estes exercícios são muitas vezes difíceis e podem ser dolorosos, mas seu filho precisa ser incentivado e apoiado durante este tempo.

Uma vez que os músculos se tornam mais fortes, o médico pode pedir uma prótese para o seu filho.

Tratamentos Relacionados

© 2023 - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil | Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital