Please reload

Posts Recentes

Confira os melhores momentos da participação do ITACI no McDia Feliz.

August 28, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

PROJETO SAMBA CURA REÚNE ARTISTAS DE VÁRIAS GERAÇÕES EM ENCONTRO HISTÓRICO EM PROL DO ITACI

November 22, 2016

 

Projeto Samba Cura reúne artistas de várias gerações em encontro histórico em prol do ITACI e mobiliza entidades sociais de todo o mundo
Após 20 anos da primeira iniciativa organizada por Leandro Lehart em parceria com a ONG Ação Solidária Contra o Câncer Infantil, grandes nomes da música dão voz a maior campanha na luta contra a doença que mais mata crianças e adolescentes 

O dia 23 de novembro de 2016 já entrou para a história. Pelo menos merece um capítulo significativo na trajetória do ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. A data celebra o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil, mas também ficará eternizada como um momento de compaixão e solidariedade ao próximo.

Mais de 60 artistas da atualidade e vanguarda do samba têm um compromisso marcado na sede do hospital, a partir das 14h: usar a música para juntar as pessoas em uma única voz com o propósito de ajudar pacientes com câncer e outras doenças graves e raras. 

Batizado como Samba Cura, Leandro Lehart, ex integrante do grupo Art Popular, convidou mais de 36 cantores e compositores para fazer parte do projeto que teve sua primeira edição, em 1996. Eles gravaram a canção Noite Fria e doaram os fonogramas originais para a venda do CD, que trazia esse e outros hits. Mais de 150 mil cópias foram vendidas e toda a mobilização cultural serviu para ajudar o ITACI a dar os primeiros passos na direção do hospital de excelência no tratamento ao câncer que se tornou.

Agora, 20 anos depois, eles irão se unir a outros artistas e dar vida à segunda edição do Samba Cura, com a participação de ícones, como Thiaguinho, Alcione, Sorriso Maroto, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Ferrugem, Turma do Pagode, Grupo Revelação, Art Popular, Péricles, Luiz Carlos, Alexandre Pires e muitos outros, para gravar uma nova versão da música-tema Noite Fria, no estúdio móvel montado no local. "Sinceramente, eu não conheço nenhum acontecimento musical no mundo dessa proporção em benefício de uma causa social. Teremos várias surpresas no dia que prometem emocionar bastante quem estiver presente. A intenção do Samba Cura é chamar a atenção para ajudar no que for necessário, como a construção de novos leitos no hospital, a compra de medicamentos para o tratamento de crianças e ações de urgência", explica Leandro Lehart.

A vontade de levar a música como forma de propagar o bem é o objetivo dos artistas, que nesse dia, são apenas voluntários. Todos arcaram com as suas próprias despesas para estarem no ITACI por uma finalidade maior. "A grande união dessas pessoas trabalhando por uma causa tão envolvente como é a luta contra o câncer é o mais fascinante. E 20 anos depois do primeiro encontro, a expectativa é a mesma, a emoção é a mesma e o nosso agradecimento e de nossas crianças é o mesmo a todos eles. Muito obrigado! Viva o samba e viva a junção de esforços por um objetivo comum", ressalta Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI.

Essa festa da música ainda celebra os 20 anos de parceria da ONG Ação Solidária Contra o Câncer Infantil - ASCCI, que sempre organiza diversos eventos com renda revertida para o ITACI, e a oportunidade de rever ex-pacientes que venceram a árdua batalha contra a doença. "O brilho de um artista tem o poder mágico de envolver as pessoas com suas canções, atitudes e valores. E a nossa sociedade está cada dia mais sensível para a filantropia. Sendo assim, o Samba Cura foi absolutamente completo ao traduzir a ligação da música e a saúde a serviço de um ideal, a cura do câncer", diz Darcy Carvalho, presidente da ASCCI.

Sobre o ITACI
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o hospital é uma extensão do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento gratuito a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 19 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2015, mais de 16 mil consultas médicas e 17 mil multiprofissionais, além de aproximadamente 5,5 mil quimioterapias e 40 transplantes de medula óssea. 

Sobre a ASCCI
A Ação Solidária Contra o Câncer Infantil é uma entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal humanizar o tratamento do câncer infantil. Foi criada por um grupo de pais que, vivendo as dificuldades do tratamento e em contato com outras famílias, oriundas de várias localidades do país, sem recursos financeiros, uniram-se e organizaram-se para enfrentarem, juntos, a dor e o enorme desgaste de um longo processo de intervenções médico hospitalares, com todas as consequências desagregadoras para a família, mas com resultados de cura, vida e futuro para as crianças e adolescentes beneficiados.

Mais informações à imprensa:
Mari Cavalheiro e Ana Marigliani
Bella Comunica
11-2389-2145
11-9-9373-2145
 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter