• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. 

Todos os direitos reservados.

Rua Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros

 São Paulo - SP - CEP 05410-030

Informações: (11) 2661-8962

(11) 2661-8963

(11) 2661-8968

 

Câncer é um grupo de várias doenças que começam nas células, a unidade básica do corpo. O corpo é constituído por vários tipos de células, que crescem e se dividem para produzir novos tecidos, num processo ordenado, que ajuda a manter o corpo saudável. 

O crescimento da célula cancerosa é diferente do crescimento de uma célula normal. 
Ao invés de morrer, as células cancerosas continuam a crescer e formar novas células anormais. 

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Quando o câncer se espalha( metástase ), as células são frequentemente encontradas nos gânglios linfáticos e isso significa que as células cancerígenas podem se espalhar para outros órgãos, tais como o fígado , os ossos ou cérebro. Quando o cancro se espalha a partir da sua localização original para outra parte do corpo, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais e o mesmo nome que o tumor primário. 

A forma mais comum de câncer infantil é a leucemia .Outros tipos de câncer , muitas vezes encontrados em crianças são os tumores cerebrais, linfomas , doença de Hodgkin , tumor de Wilms , neuroblastoma , osteossarcoma , sarcoma de Ewing, retinoblastomas , rabdomiossarcoma e hepatoblastomas.