Tratamentos

Tratamentos

Para planejar o melhor tratamento, a equipe médica avalia cada criança de maneira ampla e global, levando em conta principalmente idade, saúde global da criança, o tipo de câncer e o estágio da doença.

Com base nessas informações, o médico preparará um plano de tratamento baseado em protocolos clínicos e diretrizes de tratamento. No ITACI trabalhamos com princípios do SUS que garantem acesso integral, universal e igualitário a todos os nossos pacientes. 

É importante ressaltar que os protocolos de tratamento são estabelecidos por entidades reguladoras e sociedades médicas internacionais, conforme o tipo de câncer e por meio de estudos científicos. Dessa forma, há maior segurança e mais chances de cura do paciente, já que os benefícios e riscos de cada tratamento são amplamente testados e conhecidos.

Antes de iniciar o tratamento, o médico de seu filho discutirá o protocolo de tratamento com você, descrevendo detalhes e rotinas, os benefícios, riscos e efeitos colaterais. Dependendo de como a criança responde ao tratamento, o médico pode decidir alterar ou escolher outro plano.

O plano de tratamento pode parecer complicado à primeira vista. Mas o médico e equipe de tratamento explicarão cada passo, e você e seu filho logo vão se habituar a essa nova rotina. Muitos pais acham útil obter uma cópia do protocolo.

Não tenha medo de fazer perguntas ou falar se você sente que algo não está indo bem.

O médico é muitas vezes a melhor pessoa para responder suas perguntas, mas outros profissionais da equipe também podem fornecer informações pertinentes. Lembre-se, você é fundamental e deve ser envolvido no tratamento do seu filho.

Quais são os diferentes tipos de tratamento de câncer?

Os tipos de tratamento mais utilizados para tratar o câncer são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Os médicos usam esses tratamentos para destruir as células doentes. Dependendo do tipo de câncer, as crianças podem ter um tipo de tratamento ou uma combinação de tratamentos.

Os tratamentos para o câncer muitas vezes causam efeitos colaterais indesejados ou desagradáveis, tais como náuseas, perda de cabelo, e diarreia. Os efeitos colaterais ocorrem porque o tratamento para destruir as células doentes podem afetar algumas células normais. Lembre-se que nem toda criança apresenta todos os efeitos colaterais, e algumas crianças não experimentam efeitos tão intensos.

O médico e a equipe devem informá-lo sobre os efeitos secundários, pois se você sabe quais os efeitos colaterais que podem ocorrer, pode reconhecê-los mais cedo.

Nossos números

Produção Hospitalar de 2017 – 2023

109.044 Consultas médicas
45.156 Quimioterapias
1.973 Internações
106.142 Consultas multiprofissionais
89% Taxa de ocupação da oncologia
17 Média de permanência (dias)
81 Transplantes de medula Autólogo
243 Transplantes de medula Alogênico
98% % Pacientes Satisfeitos Net Promoter Score
© 2023 - ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil | Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital